Regras de Etiqueta Para o Seu Cortejo

Trabalhando como cerimonialistas há anos, percebemos que todas as noivas têm um fator semelhante em comum: as dúvidas. E na medida em que a cerimônia e a recepção se aproximam, mais dúvidas surgem ou aumentam, transformando uma pequena preocupação em algo extremamente grande. Mas você já pode se acalmar, porque isso é normal. Nós, como cerimonialistas, temos o dever de acalmar as noivas e transformar cada detalhe em algo perfeito. A dúvida a qual viemos tirar no post de hoje é sobre o cortejo. Afinal, qual a ordem correta? Como entrar e se comportar?

A ordem que está sendo usada com mais frequencia no dias de hoje é:

1 – O noivo acompanhado da mãe

2 – A mãe da noiva com o pai do noivo

3 – Padrinhos

4 – Pajens e daminhas

5 – A noiva acompanhada do pai

Foto: Nick Dalla

Mas não se sintam pressionados a seguir a tradição. Este é somente o exemplo do que é mais usado, porém outras configurações podem sim serem feitas. O importante é que os noivos e os convidados se sintam bem e confortáveis com o cortejo. Um grande exemplo disso, são para as noivas que preferem realizar o seu cortejo sozinhas. Ainda assim, o momento é lindo e será guardado na memória de todos.

A hora da entrada é um momento de muita emoção, por isso, a maioria acaba saindo do compasso e adiantando um pouco os seus passos. Alertamos que o ritmo deve ser devagar e contínuo. Nem muito lendo e nem muito rápido, para que todos os convidados possam admirar esse momento junto com vocês.

Foto: Evandro Rocha

O número mínimo de casais de padrinho é de um para cada e o máximo é o tamanho do espaço onde todos serão acomodados no altar. Todos devem estar confortáveis, já que é bem indiscreto quando algum padrinho não cabe ao lado dos noivos e precisa ficar de escanteio.

Foto: Look’s Fotografia

Sabemos que o cortejo, embora simples, deve ser impecável. Já que esse momento é o que transforma o casamento em algo mágico e lindo. Por isso, outra dica que damos é o alerta com as crianças. Evite daminhas e pajens muito novos, prefira as crianças que já têm consciência do que é um casamento e de como devem se portar.

Foto: Nick Dalla

Esperamos ter ajudados vocês com mais esse esclarecimento. Caso haja alguma dúvida, nós, Tiago Junqueira e Leonan Prates, cerimonialistas da Paetê Brasil, ficaremos honrados em respondê-los.

Enviem suas perguntas para duvidas@paetebrasil.com.br

Foto: Evandro Rocha

Nenhum comentário

Deixe seu comentário